Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/05/2012
Banda larga fixa está presente em 68% dos domicílios brasileiros
No ano passado, 68% dos domicílios brasileiros possuíam internet banda larga. Já 18% dos lares brasileiros possuíam internet móvel.
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios realizada pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) e divulgada nesta quinta-feira (31), seguindo a tendência mundial de crescimento da banda larga móvel, essa tecnologia apresentou um aumento de oito pontos percentuais em relação à medição de 2010, ao mesmo tempo em que as conexões de banda larga fixa permanecem no mesmo patamar de 2010.
“Isso significa que em 2011, a banda larga móvel foi a principal responsável pelo crescimento na proporção de conexões de banda larga no país. Além disso, pela primeira vez, as conexões via banda larga móvel ultrapassam o acesso discado, que está em franco declínio”, destaca o gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa.
Usuários de internet
De acordo com o levantamento, 45% dos brasileiros são usuários de internet, aumento de 4 p.p. em relação a 2010.
Segundo a pesquisa, no ano passado 67% dos brasileiros acessam a internet no domicílio, quase duas vezes e meia maior do que nas lanhouses, citadas por 28% dos usuários.
Enquanto o acesso domiciliar apresentou um crescimento de 20% em relação a 2010, o uso nas lanhouses caiu 18% nesse mesmo período, o que sugere que o processo de substituição de um local por outro continuou ocorrendo em 2011.
No ano passado, o uso da Internet via celular no Brasil avançou 12 p.p. entre os usuários de telefone móvel passando de 5% para 17%, aumento que ocorreu principalmente entre os brasileiros que possuem celulares pré-pagos.
Atividades na web
Em 2011, a maioria dos usuários de internet declaram estar presentes em sites de relacionamento, como Facebook e Orkut, com 69% das respostas.
No período houve aumento no uso de microblog, como o Twitter, que passou de 14% em 2010 para 22% em 2011, e o uso de programas de voz sobre IP como o Skype, cujo uso passou de 17% em 2010 para 23% em 2011.
Também houve aumento na procura de informações sobre viagens e acomodações (de 26% para 36%), busca de informações em enciclopédias virtuais (28% para 39%) e a procura de informações em dicionários gratuitos (de 24% para 35%). A atividade de lazer mais realizada na Internet foi assistir filmes ou vídeos em sítios (58%), seguida por fazer o download de músicas (51%).
Fonte: Infomoney