Publicado por Redação em Dental - 14/06/2011
Bactéria Periodontal encontrada no líquido amniótico durante avaliação em mulheres com risco de parto prematuro
Um estudo publicado em julho de 2007 no Journal of Periodontology encontrou uma bactéria que normalmente habita na boca e está associada à doença periodontal, no líquido amniótico de algumas mulheres grávidas.
O estudo,que avaliou 26 mulheres grávidas com diagnóstico de parto prematuro, encontrou a bactéria P.Gingivalis na cavidade oral e no líquido amniótico de 30% das mulheres.
Sabemos que existem muitas razões para uma mulher ser diagnosticada com ameaça de parto prematuro, incluindo infecção bacteriana. Pesquisas anteriores mostraram a relação entre gravidez problemática e doença periodontal, que é devido a uma infecção bacteriana crônica.
“Enquanto os resultados deste estudo não mostraram uma relação direta entre doença periodontal e gravidez problemática seria de grande importância dar atenção à saúde oral durante a gravidez,” explica Preston D. Miller, Jr., DDS, President of the American Academy of Periodontology.
Mulheres que estão grávidas ou que consideram a possibilidade de engravidar, devem conversar com os seus dentistas sobre sua saúde oral durante a gravidez.
Fonte: odontologika.uol.com.br | 14.06.11