Publicado por Redação em Previdência Corporate - 03/03/2011
Aumento dos juros é preocupante, avalia Abigraf
Com as previsões de inflação subindo semana a semana, forçando o Banco Central a aumentar a taxa de juros a cada encontro do Copom, preocupa porque o crescimento econômico poderá sofrer desaceleração forte a qualquer momento”, afirma dirigente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (abrigraf) sobre a alta de 0,5 ponto percentual da Selic.
O aumento da taxa básica de juros (Selic) de 11,25% para 11,75% ao ano, anunciado pelo Banco Central, é visto pelo empresário Fabio Arruda Mortara, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP) e diretor da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), como preocupante.
De acordo com o gráfico, “a economia brasileira já possui juros muito elevados. Com a previsão de inflação em 2011 crescendo (12 semanas seguidas que a estimativa de inflação aumenta) e a taxa de juros também subindo, o crescimento econômico poderá sofrer desaceleração rápida a curto prazo, afetando a indústria que trabalhou com índice maior de expansão econômica para este ano”.
O mercado financeiro baixou, na semana passada, a sua estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 de 4,5% para 4,3%.
Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 03.03.11