Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 24/01/2011
Aumento do número de fumantes nas empresas?
Matéria de Marcos de Vasconcellos na Folha de SP do dia 23 de janeiro apresenta informação fornecida pela SulAmerica Seguros com 74.000 profissionais de todo o país relata um aumento de 8,1% em 2009 para 9,5% em 2010.
Certamente não é possível inferir que se trata de uma tendência pois se trata de uma pesquisa limitada aos clientes da seguradora. Os percentuais apurados são menores que os observados em pesquisas nacionais realizados pelo INCA e pelo VIGITEL do Ministério da Saúde.
De qualquer modo, os bons resultados até hoje observados no Brasil decorrem particularmente das ações de comunicação e da legislação que tem restringido, com sucesso, o tabagismo em ambientes fechados. Restam algumas medidas importantes, como o aumento do preço do cigarro, o controle do contrabando e maiores restrições na propaganda, além de apoio para novas alternativas econômicas para as famílias produtoras de fumo.
Por outro lado, as empresas (e as operadoras de saúde) ainda realizam programas de apoio ao tabagista muito tímidas, em geral somente com informação e abordagens motivacionais. É importante oferecer incentivos, terapia comportamental eficaz, subsídios para tratamento medicamentoso e acompanhamento constante.
Com o aquecimento da economia e a entrada de novos trabalhadores no mercado, há a necessidade de suporte e tratamento para os tabagistas que ingressam no ambiente corporativo, em particular para os mais jovens.
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 24.01.11