Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/04/2013
Aumento da Selic não prejudica investimentos, diz Fazenda
O ministro interino da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta quinta-feira que o aumento da Selic definido na véspera não vai prejudicar os investimentos no País e que a aceleração do crescimento é compatível com o controle da inflação.
Barbosa, que é secretário-executivo do Ministério da Fazenda, participou de encontro com representantes da associação das montadoras, Anafavea. Na noite de quarta-feira, o Banco Central (BC) elevou a taxa básica de juros (Selic) em 0,25 ponto percentual, a 7,5% ao ano.
O aumentou foi o primeiro desde julho de 2011.
A última vez que a Selic havia sido elevada pelo banco foi em julho de 2011, quando a taxa ficou em 12,50%.
Por seis votos a favor do aumento e dois votos pela manutenção da taxa Selic em 7,25% a.a., ficou definida a alta da taxa básica de juros. Em nota, o BC afirmou que "o Comitê avalia que o nível elevado da inflação e a dispersão de aumentos de preços, entre outros fatores, contribuem para que a inflação mostre resistência e ensejam uma resposta da política monetária. Por outro lado, o Copom pondera que incertezas internas e, principalmente, externas cercam o cenário prospectivo para a inflação e recomendam que a política monetária seja administrada com cautela".
Fonte: Terra