Publicado por Redação em Previdência Corporate - 18/07/2011

Aprenda com o erro dos outros: o que leva as pessoas a adiar a decisão de investir?

SÃO PAULO – Apesar de ainda pouco difundida no Brasil, na comparação com países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos, por exemplo, a cultura de investimentos começa a entrar na vida financeira dos brasileiros. Pelo menos na teoria. Todos sabem que devem poupar para o futuro, que dinheiro guardado em casa perde o valor etc., mas na prática, se tomarmos como base o número de investidores pessoa física  na Bovespa, que mostra que menos de 0,5% da população investe em ações, a realidade é diferente.
 
Tudo bem que o mercado de renda variável é um mercado de risco e muitos justifiquem a decisão de não investir em ações, por medo de perder. No entanto, segundo dados do Banco Central, metade da população brasileira tem conta-poupança, a aplicação mais conservadora do mercado. Mas, se analisarmos o montante aplicado, mais da metade das contas poupança tem menos de R$ 100 aplicados, o que pode significar que não existe uma regularidade no investimento.
 
Mas o que justifica essa atitude?
 
Desculpas
Existem diversas razões – ou desculpas – que levam as pessoas a adiarem a decisão de investir. Conheça algumas delas e, caso se identifique, aprenda com o erro dos outros e mude!
 
- Sou muito novo para pensar no futuro: Quanto antes começar a poupar, menos terá de guardar mensalmente para garantir uma aposentadoria tranquila no futuro.
 
- Investir é para ricos: Muitas vezes não é o valor que você investe que faz a diferença, mas, sim, a frequência com que você consegue aplicar. Ao investir sempre, dentro de intervalos definidos, o esforço parece menor e o resultado é muito bom.
 
- O momento está péssimo para investir: Com a volatilidade da bolsa de valores, muitos papéis estão em baixa, o que pode significar um ótimo momento para entrar. Na dúvida, peça ajuda. Caso o mercado de ações seja “demais” para o seu perfil de risco, busque outras opções. O importante é não deixar o dinheiro parado.
 
O erro da procrastinação
Quanto mais adiada a decisão de investir, mais difícil fica planejar uma aposentadoria tranquila. Além disso, quem começa a investir tarde, já perto da idade de parar de trabalhar, não pode correr tanto risco em aplicações mais ousadas do que uma pessoa jovem, que tem praticamente a vida toda pela frente. Já imaginou se arriscar a essa altura da vida e perder tudo?
 
Pense nisso: apesar de o ditado "antes tarde do que nunca" ter seu valor, na hora de investir, prefira o "não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje".
 
Fonte: web.infomoney.com.brn | 18.07.11

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência salva arrecadação da Receita no 1º semestre

Se não fosse a receita com contribuição previdenciária, a arrecadação da Receita Federal no primeiro semestre deste ano teria um resultado ainda mais fraco.

Previdência Corporate, por Redação

Exigido no Imposto de Renda, disquete é ultrapassado e dificulta vida

O uso de uma tecnologia ultrapassada é, ainda, a única opção que o contribuinte sem internet tem para enviar sua declaração de Imposto de Renda no prazo.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência alerta sobre envio de cartas falsas sobre revisão de benefício

A Previdência Social informou que não tem enviado carta com informações sobre revisão de aposentadoria ou qualquer outro tipo de benefício.

Previdência Corporate, por Redação

INSS inclui 37 mil aposentados em lista de revisão de benefícios

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incluiu 37.582 aposentados na lista de pagamento da revisão pelo teto, fazendo com que 168.582 pessoas passem a ter esse direito, de acordo com informações do jornal Agora publicadas nesta segunda-feira.

Deixe seu Comentário:

=