Publicado por Redação em Notícias Gerais - 29/09/2014

Após quatro quedas, índice que reajusta aluguel sobe 0,2% em setembro

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,2% em setembro, após ter registrado queda de 0,27% um mês antes, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em setembro de 2013, houve inflação de 1,5%. No ano, o indicador subiu 1,76%; em 12 meses, apresentou elevação de 3,54%.

Apesar de ter encerrado um ciclo de quatro meses de quedas consecutivas, a variação do IGP-M de setembro foi menor que a média estimada por 12 instituições e financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, de 0,34%.

As estimativas para o índice, que serve de referência para o reajuste de contratos, como os de aluguel, variavam entre 0,3% e 0,4%.
Preços ao produtor puxam alta do índice

No atacado, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) - que tem peso de 60% nos IGPs - subiu 0,13% em setembro, seguindo queda de 0,45% um mês antes. Os produtos industriais foram de queda de 0,27% para avanço de 0,14% e os produtos agropecuários, de recuo de 0,93% para incremento de 0,1%.

No varejo, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - com peso de 30% - avançou 0,42% em setembro, vindo de alta de apenas 0,02% em agosto. Todas as classes de despesa que compõem o índice aceleraram, com destaque para alimentação (-0,11% para 0,40%), grupo pressionado especialmente pelas carnes bovinas, que saíram de deflação de 0,37% para alta de 2,68%.

Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) desacelerou, indo de aumento de 0,19% em agosto para 0,16% em setembro.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Câmara aprova projeto que permite terceirização da atividade-fim de empresa

A proposta, que regulamenta o trabalho terceirizado no setor privado, será enviada ao Senado. Entre outros pontos, o texto cria regras de sindicalização dos terceirizados; e prevê a responsabilidade solidária da empresa contratante e da contratada nas obrigações trabalhistas.

Notícias Gerais, por Redação

Real foi a moeda que mais se valorizou desde agosto, diz BC

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou nesta quarta-feira (23), em Cingapura, que o real teve a maior valorização em relação ao dólar entre 19 países desde que o BC começou a atuar no mercado de câmbio, com leilões de dólares.

Notícias Gerais, por Redação

Chefe pode demitir funcionária que ameace o casamento

Patrão americano alegou que auxiliar era 'irresistível' e que ele temia perder o controle e vir a ter um caso

Deixe seu Comentário:

=