Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/08/2011

Após dois meses de queda, álcool volta a subir e fica acima da inflação em SP

SÃO PAULO – Os consumidores da cidade de São Paulo voltaram a sentir uma aceleração nos preços do álcool em julho deste ano.

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Dieese  (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), após dois meses de queda, no sétimo mês do ano, o álcool voltou a subir e apresentou inflação 30,35 pontos percentuais acima da variação geral - 37,49% e 7,14%, respectivamente.

Pela composição do ICV (Índice de Custo de Vida), nos gastos das famílias com combustível, 70% destinam-se à compra da gasolina, enquanto que 30%, à de álcool.

Histórico
De acordo com o Dieese, as variações mensais do preço do álcool apresentam oscilações marcantes desde janeiro de 2009, quando do início da análise. Naquele ano, de janeiro a setembro, a série do álcool situava-se abaixo da inflação.

Nos 12 meses seguintes, de outubro de 2009 a setembro de 2010, as taxas subiram expressivamente acima do índice geral, chegando a 37,92% em fevereiro do ano passado. No mesmo período, a inflação geral estava em 5,72%.

Entre outubro de 2010 e fevereiro deste ano, as taxas anualizadas do álcool se situaram abaixo da inflação geral. A partir de março, contudo, esse comportamento começou a mudar, atingindo em abril de 2011 uma diferença de 39,30 pontos percentuais em relação à inflação geral.

Fonte: www.infomoney.com.br - 05.08.2011


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Demanda por crédito empresarial cresce 9,1% em janeiro, diz Serasa

A demanda empresarial por crédito cresceu 9,1% em janeiro ante dezembro do ano passado. O resultado é a primeira alta após quatro meses consecutivos de declínio, afirmou a consultoria Serasa Experian nesta quarta-feira. Na comparação com janeiro de 2011, a alta foi de 3,6%.

Deixe seu Comentário:

=