Publicado por Redação em Notícias Gerais - 09/06/2011
Após alta da Selic, Caixa estuda possível aumento dos juros de empréstimo
SÃO PAULO – Após aumento da taxa básica de juros, a Selic, para 12,25% ao ano, novos aumentos na taxa de juros para empréstimos da Caixa Econômica Federal podem ocorrer.
“Inicialmente, não queremos subir os juros”, disse, segundo a Agência Brasil, o presidente da instituição, Jorge Hereda. “Vamos observar para ver se podemos manter ou aumentar um pouco”, ressaltou.
Apesar de afirmar que é possível um aumento nos juros, Hereda ressaltou que, como banco público, a Caixa procura manter as menores taxas possíveis. Ele ainda disse que, mesmo com o aumento da taxa básica de juros, as taxas não precisam subir nem na mesma hora e nem na mesma proporção da Selic.
Juros sobem
Pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP e divulgada nesta quinta-feira (9) mostra que os juros do cheque especial passaram de 9,47% ao mês para 9,53% ao mês.
A alta, segundo o órgão de defesa do consumidor, deve-se aos reajustes feitos pelo Banco do Brasil, que alterou os juros de 8,27% ao mês para 8,37%, e pela Caixa, que aumentou as taxas da modalidade de 7,95% ao mês para 8,27% ao mês.
Apesar do aumento, a taxa do cheque especial da CEF é a menor do mercado. A maior é do Safra, que mantém os juros da modalidade a 12,3% ao mês.
Já no que diz respeito às taxas do empréstimo pessoal, elas se mantiveram estáveis em junho. Nessa modalidade, a Caixa também detém a menor taxa, de 4,95% ao mês, e o Itaú mantém a maior, de 6,41%.
Fonte: web.infomoney.com.br | 09.06.11