Publicado por Redação em Dental - 05/06/2013

APCD promove exame de diagnóstico de câncer bucal gratuito

A Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas oferece gratuitamente exames de câncer bucal até o dia 26 de junho. As pessoas que tiverem o diagnóstico confirmado serão encaminhadas para tratamento no Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC). 
 
O objetivo é melhorar o prognóstico do paciente ao antecipar o diagnóstico e encaminhamento para o tratamento. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura do câncer bucal são de 60% em média. Quando a doença é descoberta em estado adiantado, esse número cai para 30%. 
 
Os casos suspeitos serão submetidos à biopsia para confirmação e, no máximo, em 72 horas, os resultados estarão disponíveis. Segundo o diretor da EAP APCD, Artur Cerri, a demora para o diagnóstico do câncer de boca nos serviços públicos oscila, geralmente, entre seis e oito meses, e o resultado de uma biópsia pode demorar mais de 30 dias. 
 
Segundo a Revista Científica Dentistry, nos últimos 20 anos, o índice de câncer bucal aumentou 50% na população mundial e já é o quarto tipo de câncer que mais mata no planeta. A doença é a terceira que mais mata entre os homens e a sétima entre as mulheres. “O câncer de boca ocupa lugar de destaque entre as neoplasias mais prevalentes, está entre as dez primeiras colocações e, em algumas regiões, chega a ocupar as cinco primeiras colocações”, diz Cerri. 
 
Grupo de risco
Entre o grupo de risco, estão homens brancos acima de 50 anos, tabagistas e alcoólatras, que apresentam má higiene oral. Cada vez mais, a doença também atinge jovens (entre 30 e 45 anos) de ambos os sexos que não fumam nem bebem em excesso, mas praticam sexo oral desprotegido. Isso porque o HPV -papilomavírus humano-, que é transmitido sexualmente, está diretamente ligado a cada vez mais casos de câncer de cabeça e pescoço.
 
Serviço 
Agendamento de Consultas 
Telefone: (11) 2223-2503
Horário: das 9h às 12h 
 
Atendimentos 
De 3 a 26 de junho
Segundas e quartas-feiras
9h às 13h
Clínica da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD
Rua Voluntários da Pátria, 547, Santana (em frente ao terminal Tiête do metrô) 
 
O agendamento deve ser feito pelo telefone, após isso, o paciente será atendido por uma assistente social. 
 
Fonte: Terra

Posts relacionados

Dental, por Redação

Comer queijo pode prevenir cáries, diz pesquisa americana

Consumir produtos feitos com leite é vital para manter a boa saúde do corpo, especialmente a dos ossos.

Dental, por Redação

Entenda as complicações da extração dentária

Os dentes mais frequentemente extraídos são os terceiros molares, também chamados dentes do siso. Algumas pessoas têm, na boca, espaço suficiente para acomodar os dentes do siso enquanto outras sofrem devido à falta de espaço.

Dental, por Redação

Proteja o coração ao tratar de problemas na gengiva

Falar que a gengivite pode causar problemas cardíacos parece um desses boatos espalhados na internet. Mas de mito essa afirmação não tem nada. Isso porque cientistas começaram a estudar a ligação entre doenças periodontais - inflamação que atinge a gengiva e pode levar à perda dos dentes - e outros problemas de saúde desde 1990.

Dental, por Redação

Programa de saúde bucal reduz 25% dos casos de cárie em escolas

O programa de saúde bucal nas escolas, desenvolvido pela Associação Jovens Dentistas (AJD), de São Bernardo do Campo (SP), em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação da cidade, tem dado bons resultados: foram beneficiados mais de 77 mil alunos de 199 escolas da rede municipal de ensino e conseguiu reduzir em 25% os casos de problemas odontológicos dos estudantes atendidos pelo programa.

Deixe seu Comentário:

=