Publicado por Redação em Notícias Gerais - 17/03/2015

Aneel propõe preço de energia para geração de grande consumidor até 4 vezes teto do PLD

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou nesta terça-feira sua proposta para a remuneração dos grandes consumidores de energia que optarem por ampliar sua geração própria de eletricidade para além do chamado horário de ponta.

Foram fixados valores até quase quatro vezes superiores ao teto do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), que baliza o mercado de curto prazo.

Para os que usarem geradores movidos a diesel, a proposta da Aneel prevê pagamento de 1.420,34 reais por megawatt-hora (MWh). Para quem usar gás o preço é menor, de 792,49 reais por MWh, mas mais do que o dobro do teto do PLD, de 388,48 reais por MWh.

Para as demais fontes, valerá o teto do PLD. A proposta da Aneel ficará em audiência pública entre os dias 18 e 27 deste mês.

"Os preços devem tornar as chamadas públicas das distribuidoras (para compra da energia) atrativas", disse o relator do tema na Aneel, diretor José Jurhosa.

O governo quer estimular o aumento da geração de energia por parte de grandes consumidores para ajudar a economizar água nos reservatórios das hidrelétricas.

A eletricidade produzida por esses consumidores será comprada pelas distribuidoras, por meio de chamadas públicas. As distribuidoras, por sua vez, serão ressarcidas com recursos do chamado Encargo de Serviços de Sistema (ESS).

Fonte: BRASÍLIA (Reuters)


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Cresce demanda por consultorias que gerenciam planos

Hoje, porém, a mudança já não é tão simples. A consolidação no setor e o crescente número de prestadoras desse serviço em dificuldades financeiras diminuíram as opções de convênios médicos no mercado.

Notícias Gerais, por Redação

FGV: inflação semanal acelera para 0,57%; alimentos sobem

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) acelerou para uma alta de 0,57% na primeira quadrissemana de maio, depois de encerrar abril com elevação de 0,52%, segundo informações divulgadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Balança comercial mostra superávit de US$ 103 milhões na 3ª semana de abril

A balança comercial da terceira semana de abril, terminada na última sexta-feira (20), apontou saldo positivo de US$ 103 milhões, segundo dados divulgados na tarde desta segunda-feira (23) pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

Deixe seu Comentário:

=