Publicado por Redação em Notícias Gerais - 11/07/2013
Alta da Selic muda remuneração da poupança; saiba para qual valor
Com o aumento de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros (Selic), anunciado nesta quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), aplicar em fundos de investimento que paguem 100% da Selic só é vantajoso com baixas taxas de administração cobrada pela instituição financeira ou para o investidor que pode deixar o dinheiro nesta aplicação por um longo prazo.
De acordo com simulação da Associação Nacional dos Executivos em Finanças e Contabilidade (Anefac), com a atual regra da poupança (rendimento de 70% do valor da Selic + Taxa Referencial), a caderneta rende mais que os fundos quando a taxa de administração desta aplicação é de 2% ou maior.
Quando a taxa de administração cai para 1,5% ao ano, os fundos passam a ser mais vantajoso em aplicações acima de dois anos (pagam menos Imposto de Renda). Com taxa de administração de 1% ao ano, os fundos são mais atrativos para quantias que ficarão aplicadas acima de 6 meses. Já para fundos com taxa de administração de 0,5%, qualquer período de aplicação paga mais que a poupança nova.
Pela nova regra da poupança, em vigor desde maio do ano passado, a caderneta renderá 70% do valor da Selic + TR quando a taxa referencial estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano (como agora). Acima desse valor, passa a valer a regra antiga, que remunera o dinheiro aplicado na poupança em 6,17% ao ano + TR. Com a atual Selic, os depósitos em poupança a partir de amanhã renderão 5,95% ao ano + TR.
Já a tabela do imposto de renda começa taxando aplicações em fundos com até 6 meses em 22,5%. Para aplicações em fundos acima de 6 meses e até 1 ano, o valor de IR sobre o lucro é de 20%. O dinheiro aplicado em fundos acima de 1 ano e até 2 anos é taxado em 17,5% e os valores deixados na aplicação além de dois anos pagam 15% de IR.
Já para a regra antiga da poupança (ainda não vale para aplicações feitas neste momento, pois a Selic está em 8,5% ao ano), os fundos de investimento são mais vantajosos só para aplicação em instituições financeiras que cobrem até 0,5% de taxa de administração. Com taxa de administração de 1% ao ano, só valem fundos que vão render por 2 anos ou mais. A partir de taxa de administração de 1,5% ao ano, nenhum fundo de investimento bate o rendimento da poupança.
Fonte: Terra