Publicado por Redação em Dental - 11/11/2011
Alergia ao aparelho ortodôntico! Causas e sintomas.
Este post sobre alergia ao Aparelho Ortodôntico ou dermatite de contato ao níquel é resposta de um E-mail de uma mãe desesperada pela situação que a filha passou em um tratamento ortodôntico, e pode ser dúvida de alguns pacientes.
"O níquel é a causa mais comum da alergia de contato, mas raramente os aparelhos ortodônticos resultaram em reações adversas que necessitaram a interrupção do tratamento", diz o estudo da Faculdade de Medicina e Odontologia da Finlândia.Os aparelhos ortodônticos são feitos de aço inoxidável, e contém cerca de 8% a 12% de níquel. Durante a utilização do aparelho pequenas quantidades de íons metálicos do níquel são liberados na cavidade oral. Esses íons acabam por sensibilizar a pele do alérgico, pois a alergia é uma reação de defesa frente a substâncias reconhecidas como estranhas pelo organismo.
Atinge mais as mulheres de países industrializados 10% a 30% e 1% a 3% dos homens que fizeram teste para alergia ao níquel. O estudo tem demonstrado que a maioria dos pacientes com alergia a níquel podem ser tratados com aparelho ortodôntico contendo níquel sem sofrer reações de hipersensibilidade.
Porém torna-se necessária a realização de testes de alergia, ou alergoimunodiagnóstico quando o paciente relata histórico de hipersensibilidade. Dentre os sintomas da alergia podemos relatar fortes coceiras no rosto e pescoço, também feridas avermelhadas.
Existem aparelhos Níquel Free ou livres de níquel como o de Safira ou o Aparelho Lingual da 3M, que servem como alternativa para os alérgicos, além de serem estéticos!
Fonte:http://ortodontiaparatodos.com.br|11.11.11