Publicado por Redação em Vida em Grupo - 27/03/2012
Acidentes Pessoais é porta de entrada para o consumo de seguros
Difusão do seguro também é impulsionada por estar acoplado a outras proteções, como a assistência viagem
O seguro de acidentes pessoais, conforme observam executivos do setor, ganha cada vez mais adeptos no país, especialmente quando se trata do público jovem, seguido de novos consumidores da classe C e pessoas da terceira idade. Isso acontece pelo aumento da consciência à exposição de riscos do consumidor jovem, pelo maior limite de idade para contratação, o que facilita a entrada de idosos e por se tratar de um seguro mais acessível para as classes emergentes.
O Diretor Geral da Unidade de Riscos de Pessoas do Grupo BB Mapfre, Bento Zanzini (foto), observa que a adesão ao seguro de acidentes pessoais apresentou crescimento no país nos últimos anos. Em sua opinião, isso ocorre pelo fato de essa proteção, em alguns casos, ser a porta de entrada para o consumidor no mercado de seguros, sobretudo quando se trata do público jovem.
“Aos 18, 20 anos, o jovem pensa que é imortal, e não acredita que acontecerá alguma coisa que o leve à morte naturalmente. Porém, ele está mais alerta para acidentes, pois estes podem acontecer em estradas, ou durante a prática de esportes”, exemplifica.
Dessa maneira, em sua opinião, o jovem assimila a existência dos riscos e que a renda oriunda de seu trabalho pode fazer falta para os familiares, caso lhe ocorra um acidente.
Outros fatores que impulsionam a difusão desse seguro, de acordo com o diretor, são outros tipo de proteções, como a assistência viagem. “É muito comum a contratação de assistência em viagens locais e para o exterior que estejam acopladas ao seguro de acidentes pessoais”.
Ainda sobre o amadurecimento do ramo, o executivo menciona que tem surgido cada vez mais corretores especializados por nicho. No caso do segmento de viagens, Zanzini explica que já há grupos de profissionais com grande foco nessa operação, o que facilita também a colocação do acidentes pessoais.
“A medida que existem variantes do seguro de acidentes pessoais, que permitam juntá-lo com outras necessidades a serem atendidas, o seguro se torna muito mais relevante, pois dá mais opções para o segurado”.
Público diversificado
O seguro de acidentes pessoais oferece diversas oportunidades de contratação, o que colabora, consequentemente, para a comercialização via corretor de seguros, na opinião da gerente comercial da área de Vida e Previdência da Porto Seguro, Fernanda Guiné (foto).
Ela observa também uma diversificação no que tange ao público consumidor do produto, que engloba jovens, atentos à exposição elevada a acidentes; pessoas da terceira idade, já que a proteção disponibiliza limite maior de idade para adesão; e também os novos entrantes da classe C, por se tratar de um seguro mais acessível, quando comparado a um seguro de vida, por exemplo.
“A tendência a sofrer um acidente para o público jovem é maior, em relação ao público mais velho. Então, ele privilegia o acidentes pessoais, pois se vê mais exposto, até mesmo em função da violência”, pondera Fernanda.
Outro perfil de segurado são os estagiários, por conta da obrigatoriedade de contratação do seguro por lei. De acordo com a ela, já há, inclusive, corretores especializados na venda para esse público.
Por se tratar de um seguro cuja comercialização é simplificada, o acidentes pessoais se torna cada vez mais atrativo ao corretor. “O corretor tem facilidade na venda do produto, pois é simples, sem burocracia, possui custo único, e dependendo da importância segurada, não exige declaração de saúde”.
A Porto Seguro disponibiliza a proteção tanto na modalidade individual, quanto na coletiva, que abrange empresas e estabelecimentos de ensino. Para colaborar com o corretor na conscientização dos possíveis segurados, a seguradora oferece treinamentos e utiliza diversos meios de comunicação com informações sobre o seguro.
“Embora seja um seguro mais restrito, em relação à coberturas, não estamos livres de ter um acidente pessoal doméstico, no trânsito, e esse seguro oferece segurança e proteção, tanto para o segurado, quanto para sua família”, enfatiza Fernanda.
Fonte: segs