Publicado por Redação em Gestão de Saúde - 30/11/2022
A importância de dar o exemplo na prevenção do câncer
A credito que a maioria das pessoas já sabe o significado dos termos Outubro Rosa e Novembro Azul — o primeiro voltado à prevenção do câncer de mama e o segundo à prevenção do câncer de próstata, ambos sendo um lembrete para olharmos para a nossa saúde. Trago esse tema aqui na coluna pois não tem como falarmos de carreira sem termos saúde. Com a saúde comprometida, desequilibramos todos os outros aspectos.
As empresas geralmente fazem as campanhas nos respectivos meses, entregam brindes, tiram fotos com os funcionários vestindo a cor do mês, mas nem sempre vemos as pessoas de fato indo fazer os exames. E, na maior parte dos casos, quando o câncer de mama ou de próstata é diagnosticado no início, as chances de cura são muito grandes. Segundo dados do hospital AC Camargo, no caso do câncer de mama com o diagnóstico no início, a pessoa tem 95% de chances de cura enquanto o câncer de próstata diagnosticado precocemente tem 90%.
Essas são doenças que têm o início silencioso. No momento que passamos a perceber que algo pode estar errado a doença pode já estar em um estágio mais avançado, o que diminui as chances de reversão do quadro, por isso o acompanhamento com um médico e a realização dos exames anualmente é tão importante.
Essa semana fui ao laboratório fazer a mamografia logo no início do dia e rapidamente já estava livre para os afazeres diários — fiquei menos de uma hora dentro do laboratório. E decidi escrever sobre esse tema pois ouvi do laboratório algo que me surpreendeu: o número de mulheres fazendo a mamografia tinha diminuído com relação aos anos anteriores. No dia a dia, muitas vezes usamos essa uma hora para tantas outras coisas superficiais e deixamos de lado algo tão importante.
Acho relevante que as empresas estimulem de forma clara que as pessoas façam os exames, com as lideranças dizendo às equipes que está tudo bem se ausentar momentaneamente para essa finalidade e, inclusive, dando o exemplo. Apesar de todas as campanhas, vejo ainda muitas pessoas com medo de sair para ir a uma consulta médica e para realizar exames, mas é essencial priorizar esse autocuidado.
Uma ação simples de ser implementada pelas empresas e que pode ajudar na conscientização de forma mais clara, é chamar um profissional da saúde para fazer uma palestra sobre o tema para todos os funcionários. Os planos de saúde normalmente disponibilizam essa possibilidade sem custo para as organizações.
Eu ainda vejo muito tabu com relação ao tema do câncer, por lidar com muitas pessoas todos os dias, acabo acompanhando diversos casos de pessoas que nos ligam pedindo para saírem de processos seletivos por descobrirem que estão com câncer e, com isso, sem a estabilidade emocional para pensar em uma mudança naquele momento. É um tema que a maioria das pessoas evita comentar abertamente, mas acho necessário falarmos a respeito, pois é muito importante nos colocarmos em primeiro lugar. E aí? Você está em dia com os seus exames? Se não estiver, coloque na agenda para ir atrás disso!
Fonte: Você RH