Publicado por Araujo em Notícias Gerais - 13/12/2010
A geração Y está na mira das empresas
VTN NOTÍCIAS - Seguros www.segs.com.br
O desafio é atrair, treinar, e integrar esta geração de jovens inteiramente familiarizada com a informática e de padrão de consumo moderno
O setor de seguros também está "surfando" na onda da tecnologia despertando para uma nova tendência mercadológica. Twitter, Facebook, Orkut, Linkedin e uma série de sites e aplicativos sócio-virtuais estão sendo utilizados para aproximar a relação entre companhia-cliente-corretores.
O consultor, autor do livro "SEGURO: Conceitos, Definições e Princípios" e professor da Universidade Estácio de Sá, Julio Cezar Pauzeiro, disse que a as redes sociais e os jogos tecnológicos podem, daqui por diante, mudar o perfil dos eventos do setor. "Lançamentos de livros, com download de capítulos gratuitos pela internet, feiras e jogos virtuais, exposições inteiras projetadas em telões e paredes, são recursos que serão utilizados para atrair não só o público jovem, mas também para inovar a exposição dos produtos e serviços oferecidos", afirma Pauzeiro. Ele apontou como exemplo prático a Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG) que para se aproximar dos jovens disponibiliza download de livros, mantém um perfil no Orkut com mais de 2500 membros, e cerca de 750 seguidores no Twitter. Isso, além personagem Eduardo Rollos que mostra as possibilidades de carreiras no mercado através de um blog.
A matéria aponta ainda que, atentas a esta tendência, já existem no mercado algumas empresas especializadas em mídia tecnológica e alternativa. É o caso da agência Núcleo da Ideia, dirigida pelo casal de publicitários Luciane Araújo e Flávio Bidoia,responsáveis por todo o aparato interativo e tecnológico da Feira da Providência deste ano. Conhecido como Espaço InterAge, o ambiente proporcionou aos jovens participarem de jogos pervasivos (que misturam mundo virtual e real) e interativos. Resultado, o Espaço recebeu mais de 1000 visitantes e na internet 194 pessoas participaram do game elaborado pelo casal, até então inédito no Brasil.
Segundo o publicitário, Flávio Bidóia, diretor da Núcleo da Ideia, "As empresas buscam a tecnologia como ferramenta de modernização da linguagem e integração com os novos profissionais". É por este motivo que cada vez mais empresas estão ingressando nesta onda de tecnologia e modernidade. Ele explicou ainda que por enquanto, os setores que mais procuram essa mídia alternativa são os de entretenimento, cultura, editoras e eventos de grande porte com déficit de público de até 30 anos, como foi o caso da Feira da Providência.
"O Espaço InterAge foi criado especialmente para a Feira da Providência que existe há 50 anos e precisava de uma renovação de público. Uma das novidades foi o game pervasivo, que junta o mundo real e o virtual. O mais interessante é que conseguimos aliar cultura e entretenimento, o que tornou o ambiente mais sedutor", afirmou o idealizador do projeto. Bidoia acredita que com o tempo esta tendência deve se espalhar por todos os setores conforme iniciativas como esta forem se tornando mais reconhecidas. "Nossos projetos nos renderam um prêmio ABERJE com o evento 'Parada Iluminada' que reuiniu mais de 500 mil pessoas em Copacabana numa grande estrutura para desfile de Natal. Ficamos em terceiro lugar no prêmio AMPRO (Ass. Marketing Promocional) com o filme 'Cartola, Música para os olhos'. É um reconhecimento muito bom para uma empresa que tem apenas oito anos de vida", explicou.