Publicado por Redação em Notícias Gerais - 30/09/2016

8 dicas de líderes de sucesso sobre como lidar com o estresse no trabalho

Reprodução: Exame.com.br

SÃO PAULO – O estresse parece fazer parte da rotina de muitos empregos, especialmente quando seu cargo exige uma série de tomadas de decisões e responsabilidades. Mas a vida atribulada e a pressão no trabalho não podem deixar que ele tome conta da sua rotina.

Para facilitar essa luta diária entre estresse, responsabilidades e pressão no mundo corporativo, o site "Fortune.com" elencou 8 dicas de líderes de sucesso. Confira abaixo.

1. Tim CookPlaneje com antecedência

"Se as segundas-feiras chegam e você se sente sufocado de tanto trabalho, tente se organizar no domingo para a semana de trabalho começar melhor, render mais e você pode dividir as tarefas, para dar um equilíbrio na rotina diária", disse o CEO da Apple.

2. Jeff Bezos: Encare o estresse

A fonte do estresse não deve ser ignorada; enfrente diretamente a situação, sem deixar acumular mais dessa sensação angustiante.

"O estresse vem principalmente de não agir sobre o que você pode ter controle", disse o CEO da Amazon em uma entrevista.

"Quando identifico de onde vem o problema consigo pensar em algo para começar a resolver essa situação. E, mesmo se não for resolvido, o simples fato de que estou abordando o assunto reduz drasticamente qualquer estresse proveniente dele."

3. Oprah Winfrey: Ache um lugar calmo

Quando começar a se sentir pressionado, ou o estresse de uma negociação bater, vá para algum lugar menos agitado na empresa, mesmo se esse local for o banheiro, explica Winfrey.

"Em alguns dias, eu quero gritar na orelha de todo mundo quando lido com as complexidades de obter bons shows no ar. No entanto, não preciso me desesperar e sair gritando, por mais que eu queira. Eu posso contar em uma mão o número de vezes em que eu realmente levantei a voz para alguém", escreveu a magnata da mídia em seu livro.

"Eu costumo ir para um lugar tranquilo. O banheiro funciona maravilhosamente bem. Eu fecho meus olhos, foco em mim e respiro."

4. Susan Wojick, CEO do YouTube: Uma pausa cai bem de vem em quando

Às vezes, se afastar da fonte do estresse é o que você precisa para pensar mais claramente e resolver o problema.

"Eu acho que é realmente importante tirar uma folga", disse a CEO do YouTube Susan Wojicki. "E eu também descobri que, às vezes, você consegue pensar em boas soluções ficando um tempo fora do ambiente de estresse contínuo que é a empresa."

5. Ariana Huffington, fundadora do "Huffington Post": Durma mais

Segundo ela, um dia de trabalho produtivo começa realmente na noite anterior; assim, o sono deve ser uma prioridade.

"Há aquele brilho especial depois de uma boa noite de sono, quando você se sente realmente confortável e disposto", disse ela, em uma entrevista de 2013. "Você se sente como: 'pode mandar o problema, posso lidar com qualquer coisa'."

6. Michelle Obama: Faça exercícios físicos

"O exercício é muito importante para mim --é terapêutico", disse a primeira-dama à revista "Marie Claire".

"Se estou tensa ou estressada, ou como se eu estivesse prestes a ter um colapso, coloco meu iPod e vou para a academia ou ando de bicicleta em torno do Lago Michigan com as meninas."

7. Gary Vaynerchuk, empreendedor: Lembre-se do que realmente importa

Ele faz questão de manter a perspectiva de que, no fim do dia, seu trabalho é apenas um negócio.

"Mesmo nos raros dias em que eu realmente me estresso, vejo que um verdadeiro problema seria se alguém como minha mãe ou filha estivesse no hospital", disse ele em uma entrevista. "Eu sei que é algo melancólico..., mas me faz agir diferente muito rapidamente. É apenas um negócio, que pode dar certo ou errado, não vai ser o fim da minha vida."

8. Satya Nadella, CEO da Microsoft: Facilite uma comunicação aberta

Segundo ele, um ambiente de trabalho harmonioso precisa de um líder que administre o estresse bem.

"A noção de ter harmonia entre vida e trabalho em um mundo corporativo altamente competitivo é um tema que merece atenção", diz o CEO da Microsoft.

"A chave é certificar-se de que está se envolvendo em um diálogo com seus empregados. Você não pode ter pessoas estressadas em sua empresa, muito menos influenciar isso. É ruim para a empresa, e para a sociedade."

Fonte: Uol


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