Publicado por Redação em Gestão do RH - 05/05/2020
7 habilidades procuradas por recrutadores durante e depois da pandemia
A pandemia alterou a maneira como os empregadores estão escolhendo candidatos em potencial e os talentos que procuram. As habilidades necessárias estão mudando constantemente sob diferentes circunstâncias.
Trata-se de capacidades necessárias em todos os ambientes de trabalho, seja em um escritório ocupado ou, para muitos de nós hoje, no conforto de nossas próprias casas.
Você tem as características que o farão se destacar entre outros candidatos?
Confira a seguir:
1. Adaptabilidade
Empregadores procuram clientes em potencial que possam se adaptar ao seu ambiente de trabalho. Como agora muitas pessoas estão trabalhando em casa, as empresas querem ver se você consegue se adaptar ao trabalho em um escritório ou em casa, dependendo das circunstâncias. Ser capaz de fazer isso também o torna um funcionário flexível e resiliente, pois você pode se moldar às mudanças rapidamente e responder bem a responsabilidades, ideias e expectativas dos empregadores.
2. Comunicação
Ser capaz de se comunicar bem é provavelmente uma das habilidades mais importantes que os empregadores procuram. É importante que você seja capaz de se comunicar de maneira eficaz, pois será confrontado com uma variedade de pessoas no local de trabalho. Isso depende de você ser capaz de ter um bom contato visual, ouvir bem, apresentar suas ideias adequadamente e adaptar sua fala, dependendo do público com quem está falando. Comunicar-se bem com os outros demonstrará que você é um excelente ouvinte e um candidato confiável. Também mostra que você é capaz de contribuir com ideias, discussões e debates e levar em consideração outras opiniões e valores ao seu redor.
3. Organização
Os empregadores vão querer alguém organizado. Além de poder se adaptar a diferentes ambientes de trabalho, você também deve estar organizado no trabalho que realiza. Ao ser organizado, você também mostra que é produtivo, o que efetivamente o leva a melhorar seu desempenho geral no trabalho. Ser organizado também é essencial para enfrentar uma crise como uma pandemia, pois exige que os empregadores encontrem alguém que domine seu trabalho e que possa permanecer resiliente em tempos incertos e estressantes.
Além disso, ter melhores habilidades organizacionais leva a pensar melhor, o que é fundamental em tempos de crise. Um melhor pensamento leva a uma tomada de decisão e solução de problemas eficazes, o que mostra que você é capaz de tomar decisões conscientes e lidar com as pressões enfrentadas no ambiente de trabalho.
4. Intraempreendedorismo
Ter boas habilidades para resolver problemas é essencial em qualquer local de trabalho e é particularmente importante quando se passa por uma pandemia. Você pode enfrentar todos os tipos de problemas no local de trabalho ou remotamente: pode ser pequeno ou grande, simples ou complexo, fácil ou difícil. Por ter habilidades efetivas de resolução de problemas, você é capaz de fornecer soluções para diversos momentos difíceis e pode lidar com a situação, independentemente de quão grande possa ser.
Ter habilidades eficazes para resolver problemas significa que você pode entender com sucesso as causas dos problemas, superar as crises de curto prazo, produzir estratégias de resolução de longo prazo e transformar problemas em lições.
Outra palavra para “ter uma natureza orientada para soluções” é “ser empreendedor”. Quando pensamos de uma perspectiva de carreira, ser “intraempreendedor” se torna uma característica necessária. De acordo com a marca de recrutamento Michael Page, a “habilidade de demanda” número 1 de 2020 é intraempreendedorismo.
5. Criatividade
A criatividade é sempre um traço procurado e pode ser aplicada a muitos setores de trabalho. O pensamento criativo é uma habilidade importante, pois você pode ter ideias criativas que são completamente únicas. Ser criativo significa pensar fora da caixa e criar um conceito único que nunca havia sido testado antes, muitas vezes posso ser ouvido dizendo ‘jogue fora toda a caixa’, porque, às vezes, é o que é necessário para pensar criativamente. Os empregadores valorizam os pensadores criativos, pois eles podem contribuir com ideias e conceitos inovadores, dando destaque para a empresa. Os empregadores querem pessoas que olhem as coisas de uma perspectiva única e possam oferecer sugestões alternativas. Isso também significa que você está disposto a experimentar, portanto, independentemente de quão incomum seja uma ideia, talvez você esteja disposto a segui-la e testemunhar o resultado. Ser criativo também significa que você aceita o fracasso ao vê-lo como uma oportunidade de aprender e melhorar a situação.
6. Trabalho em equipe
Os empregadores desejam contratar candidatos capazes de trabalhar bem com outras pessoas e contribuir com a equipe. Especialmente durante uma pandemia, as pessoas são obrigadas a trabalhar juntas remotamente por telefone e videochamadas. Portanto, os empregadores querem saber que você é capaz de trabalhar efetivamente em equipe, independentemente do ambiente em que se encontra. Trabalhar bem em equipe também significa que você possui habilidades de comunicação eficazes, pois é capaz de se comunicar bem com outros colegas. Também mostra que você é um bom ouvinte e ouvirá outras ideias e preocupações, além de contribuir com sua própria opinião para situações.
7. Liderança
Além de poder trabalhar em equipe, os empregadores também querem saber se você é capaz de liderar efetivamente um grupo, se necessário. Um líder de sucesso é alguém que pode gerenciar bem as pessoas enquanto as motiva a trabalhar pensando na visão que você tem. Um líder de sucesso também é alguém que pode desenvolver um plano estratégico e de sucesso que seja claro, e ser confiante nas escolhas que faz. Os empregadores querem ver que você é capaz de reconhecer e responder a mudanças que possam ocorrer no caminho e ainda manter um status profissional a todo momento. Os grandes líderes também são capazes de se comunicar, ouvir os outros e combinar ideias com sucesso. Você quer ser uma influência positiva e demonstrar sua ética de trabalho para os outros, motivando aqueles ao seu redor e fazendo com que eles o ajudem ao longo do caminho.
Fonte: Forbes