Publicado por Redação em Gestão do RH - 01/04/2020
5 atitudes que o RH pode tomar durante a quarentena do Coronavírus
Muitas empresas têm adotado o home office como forma de promover o distanciamento social, este tido por autoridades de saúde como a forma mais eficaz de evitar o contágio e a propagação do novo coronavírus. Apesar de regulamentada no Brasil, a modalidade do trabalho remoto não é amplamente adotada. Tendo isso em vista, muitas empresas se viram diante de uma situação emergencial e as áreas de Recursos Humanos foram demandadas para agir rapidamente.
"As empresas precisam oferecer flexibilidade de jornada, principalmente, para os colaboradores com parentes doentes ou crianças que não podem ir à escola", avalia Samara Santana especialista em Recursos Humanos e gestora do Grupo H, fintech brasileira que oferece crédito consciente à funcionários de empresas privadas. A seguir, ela destaca como o RH pode agir e auxiliar os colaboradores em meio aos avanços da doença.
Informativos x combate às fake News
Em época de crises como a do coronavírus, as fake news costumam se disseminar rapidamente e as empresas devem evitar que conteúdos falsos gerem ainda mais medo e tragam mais problemas. Diante disso, uma boa ação que o RH deve colocar em prática é apostar em diversas comunicações ao longo do dia/ semana.
“Lembre-se de buscar as informações para os comunicados em órgãos oficiais, como OMS e Ministério da Saúde. Muito importante saber a veracidade dos fatos antes de repassá-los aos profissionais do seu time”, alerta Samara.
Ela ainda recomenda compartilhar cartazes na empresa, fazer informativos diários via e-mail e WhatsApp. "Caso esteja longe do seu colaborador devido a quarentena, uma boa alternativa é realizar reuniões remotas de acompanhamento– em tempos que o contato deve ser evitado, vale apostar na tecnologia para se manter próximo do time", aconselha.
Home office
Se sua empresa ainda não tem a política de trabalho remoto, a especialista dá algumas dicas para ajudar a implantar esse processo no período emergencial. “Auxilie o colaborador com as ferramentas de trabalho como notebooks, sistemas e internet. Além disso, o oriente a cumprir o horário e a conversar com a família sobre a importância de deixá-lo trabalhar em um ambiente tranquilo. Na maioria das vezes, a família não entende que a pessoa está trabalhando e acaba interrompendo as atividades”, orienta.
Prevenção no ambiente de trabalho
Para as empresas que não optaram pelo home office, a especialista dá algumas dicas para prevenção no local de trabalho:
- Desabilite o uso da biometria;
- Redobre a atenção com a limpeza do ambiente e de objetos;
- Distribua álcool 70% (gel ou líquido) para os colaboradores e deixe disponível em áreas comuns;
- Evite reuniões presenciais e viagens;
- Libere o colaborador que apresente qualquer sintoma, mesmo sem atestado médico;
- Flexibilidade de horário: para chegar até o trabalho, oriente o colaborador a evitar os horários de pico no transporte público.
Libere os funcionários do grupo de risco
Se sua empresa tem colaboradores idosos, com problemas respiratórios, diabéticos e hipertensos, a orientação é que eles sejam liberados das atividades para ficarem em casa de quarentena, visto que são o grupo com mais chances de contrair a doença, indica Samara.
Suporte ao trabalhador infectado
"Meu colaborador foi infectado e agora? Segundo recomendação do Ministério da Saúde, o funcionário diagnosticado com coronavírus deve ser imediatamente afastado de suas atividades, permanecendo em casa ou no hospital de forma isolada", alerta.
E quem teve contato direto com ele também deve ser isolado – mesmo sem atestado médico -, pois depois de infectados, os sintomas podem aparecer de 2 a 14 dias.
Fonte: CIO