Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/09/2012

4 sinais que indicam se uma ação vai subir

De acordo com o diretor da XTH Commcor, Rafael Pacheco, estar num processo de correção de uma alta anterior é um dos sinais que podem indicar alta da ação

Saber o momento certo de comprar uma ação. Este é sem dúvida nenhuma um dos maiores desafios da grande maioria dos investidores, principalmente aqueles que operam no curto ou no curtíssimo prazo, com operações de day trade (compra e vende de uma ação no mesmo dia) ou swing trade (compra e venda da mesma ação em poucos dias ou semanas). 

Pensando nisso, o diretor de varejo da XTH Commcor, Rafael Pacheco, listou, à pedido do InfoMoney, os principais sinais que podem indicar que uma ação vai ou não subir. Lembrando, que para identificar estes sinais, é preciso ter algum conhecimento de análise técnica (que faz a leitura dos gráficos de uma ação).

Os sinais que podem indicar a alta da ação:

1 -Estar num processo de correção de uma alta anterior;

2 -Estar numa região de suporte;

3 - Mostrar sinal de reversão;

4 - Apresentar volume acima da média na formação de reversão

 Entenda:

Processo de correção anterior / região de suporte
O diretor da XTH Commcor ressalta que o processo de valorização das ações sempre ocorre em idas e vindas, ou ondas, como preferem os grafistas. “Após uma pernada de alta, é normal e saudável um recuo – ou correção – contra a tendência, ou seja, uma desvalorização do papel em direção à última região de suporte”, ressalta.

Lembrando que a região de suporte é, no gráfico, uma região em que o preço das ações costuma chegar e voltar a subir, seguidas vezes. “Regiões de suporte podem ser identificadas por médias móveis ou regiões de resistência anterior que foram superadas”, explica.

 Segundo Pacheco, no momento que a ação atinge a região de suporte é que geralmente se configura a oportunidade de compra.

Sinal de Reversão
O executivo ressalta que, atingir uma região de suporte após uma correção de um movimento prévio de alta não é condição suficiente para se comprar um papel. Para decidir pela compra, é necessário que o ativo mostre sinais de reversão, ou seja, que está disposto a parar de

cair e retomar a tendência de alta anterior. “Os sinais de reversão mais utilizados são as combinações de candles*( que indicam fundo, como o engolfo de alta e o martelo”, explica.

Engolfo de alta: É caracterizado quando um candle de alta “engolfa”, ou cobre totalmente o candle anterior, de baixa, como na figura a seguir:

candle

Martelo: Figura caracterizada por uma candle com um pequeno corpo, com uma pequena/inexistente sombra superior, e com uma comprida sombra inferior.

Volume acima da média
Por último, Pacheco lembra que o volume é o fator decisivo que deve corroborar a formação reversiva na região de suporte. “Para que a reversão seja ‘verdadeira’, o volume deve estar acima dos volumes exibidos durante o movimento de correção. Volumes abaixo da média são uma das maneiras mais eficazes de se detectar ‘falsos fundos’”, conclui.

*O que é um candle: O Candlestick surgiu em 1850 no Japão e leva este nome por ser formado por retângulos e traços que lembram velas, com os retângulos também sendo conhecidos como o corpo dos candlestick.

Com a visualização do candlestick, é possível saber o preço de abertura, de fechamento e as máximas e mínimas do ativo. A diferença crucial entre o gráfico de barras e do candle é o apelo visual do candlestick, que mostra claramente se uma ação abriu em alta e fechou em queda, ou o contrário, além das máximas e mínimas do período indicado pelo candle.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

BC toma nova medida para facilitar ingresso de dólares no Brasil

Ingresso de divisas pode aliviar pressão de alta do dólar no país. Em junho, houve retirada de US$ 2,6 bilhões do Brasil, a maior do ano.

Notícias Gerais, por Redação

Mais de 400 pessoas participam do 2º Encontro de Resseguro

Diversas autoridades discutem temas estratégicos do mercado. IRB e Jorge Hilário são homenageados

Notícias Gerais, por Redação

Greve deixa operação parcial no metrô de SP; linhas da CPTM param

A greve dos metroviários, iniciada à 0h desta quarta-feira, faz com que as linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha do metrô de São Paulo operem parcialmente. As linhas 5-lilás e 4-amarela funcionam normalmente, mas com velocidade reduzida.

Notícias Gerais, por Redação

Descanso e trabalho: o que diz a lei sobre férias, folgas ou feriados?

Há momentos na vida profissional que o trabalhador anseia por um momento de descanso. Entretanto, são poucas as pessoas que sabem o que diz a Lei sobre estes períodos.

Deixe seu Comentário:

=