Publicado por Redação em Gestão do RH - 31/03/2022
3 razões pelas quais você deveria dizer "eu não" sei mais vezes
Com a velocidade com que o mundo se desenvolve e que as coisas mudam hoje em dia, é quase impossível, para qualquer pessoa, saber tudo. Provavelmente, há muitas coisas que você não sabe.
Você pode ter medo de que, admitindo não saber algo, as pessoas pensem que você não é bem informado, não é inteligente o bastante ou até mesmo que você não merece seu emprego. Sua percepção, entretanto, pode te levar a conclusões errôneas.
Dizer “eu não sei” pode ser o melhor caminho a escolher e aqui há três razões para isso:
Mostre seu valor intelectual
O conhecimento que você aprendeu na universidade pode não servir para toda a sua carreira. Os eventos mundiais acontecem em uma velocidade tão grande que as organizações devem sempre se adaptar.
Habilidades que mostram seus valores perenes incluem sua habilidade de pensar criticamente, de se comunicar com diversos tipos de pessoas e de antecipar cenários. Essas habilidades vão permitir que você mude os eixos repetidamente e guie desafios de forma contínua. A gerência não precisará olhar para outros lugares para procurar alguém a quem possa endereçar suas necessidades. A liderança se sentirá confiante de que você dá conta do que der e vier.
Mostre estar ávido por descobertas
Quando você disser “Eu não sei”, não pare por aí. Diga algo como “Eu não sei e vou procurar saber”. Não saber algo não encerra a discussão. Começa a discussão.
Se você não está ciente de algo, essa é uma oportunidade de mostrar autoconhecimento e determinação em evoluir. Procure informações com um colega de outro departamento ou pesquise as estatísticas do assunto na internet. Aproveite a oportunidade para aprender o que você não sabe da melhor forma para você e para o seu time. Mostre a sua determinação e a sua motivação.
Mostre que você é emocionalmente forte
Para alguns, assumir que não sabe pode ser assustador. Mas ser honesto raramente é um movimento arriscado. Ser honesto mostra a sua disposição em se tornar vulnerável, o que sugere que você se sente confortável no ambiente. Mostrar conforto pode inspirar outros a se sentirem confortáveis também, por serem honestos. Sua vulnerabilidade pode nutrir um espaço seguro, que pode permitir que seu time se sobressaia. Admitir que não sabe algo na frente dos colegas não quer dizer que você é burro. Mostra o seu intelecto, vontade e firmeza mental.
Fonte: Forbes