Publicado por Redação em Carreira - 16/12/2020
3 razões para não se preocupar em terminar sua lista de afazeres antes do Ano Novo
À medida que o final do ano e as festas se aproximam, é possível que você se sinta mais estressado do que o normal. O recesso vem acompanhado de muito trabalho e a pressão da sociedade e da família para que Natal e Ano Novo sejam felizes e perfeitos.
Mas, quando você se sentir pressionado pela necessidade de completar tudo de sua listas de afazeres domésticos e profissionais antes do fim do ano, lembre-se de que o estresse prejudica sua tomada de decisão.
Observe abaixo as três razões para não se preocupar em ter tudo finalizado até o Ano Novo:
1. Você está seguindo um cronograma arbitrário
Um calendário é um sistema para organização de dias. Embora o ano civil seja um sistema aceito, não significa que todas as suas tarefas tenham de obedecer a ele diretamente. Se você não concluir uma tarefa em dezembro, não estará perdendo a oportunidade de concluí-la ou terminá-la um pouco depois. A teoria do “agora ou nunca” não se aplica aqui.
Embora possa haver alguns prazos externos impostos pela sua empresa ou pelo governo que devem ser cumpridos, muitos deadlines são flexíveis. Você não precisa limpar toda a casa antes de janeiro. Sua caixa de entrada de e-mail não precisa estar vazia antes do Ano Novo. É bom ter metas, mas o estresse de sentir que precisa concluir todas essas tarefas é prejudicial, principalmente se você sabe que completar tudo é irreal.
Se você tem tarefas que estão causando estresse, primeiro, identifique-as e depois analise se concluí-las é motivado por um prazo difícil e inegociável –que trará consequências por estar atrasado– ou se você está impondo um prazo interno a uma tarefa que pode esperar.
2. Você vai perder as verdadeiras alegrias das festas de fim de ano
Se você concentrar seus pensamentos em tentar realizar tudo em sua lista de tarefas, poderá achar difícil desfrutar de qualquer coisa em uma época essencial para o descanso mental e físico. O que é melhor? Ficar estressado por tentar completar uma atividade que acha impossível e desnecessária ou aproveitar os momentos de férias? Você tem o poder de decidir como deseja se sentir. Você tem o poder de saber como aproveitar sua vida.
3. Você pode sacrificar a qualidade
A imposição de prazos irracionais também pode impactar negativamente a qualidade do seu trabalho, seja na elaboração de um relatório para o seu gestor (que não tem prazo fixo) ou na limpeza do sótão. Quando você assume uma tarefa, quer executá-la bem. Você quer sentir que realizou algo e tem orgulho de seu trabalho. Melhor fazer bem a tarefa e se sentir realizado do que concluí-la de qualquer jeito e se sentir inseguro.
Fonte: Forbes