Publicado por Redação em Dental - 13/11/2015

Pesquisadores dizem adeus ao mortorzinho do dentista

Motorzinho de dentista

Estudo feito com nanopartículas de prata tem resultados promissores no combate à cárie, sem necessidade do uso de brocas

Muita gente não é fã de dentista, e a maioria das vezes o som do motorzinho é o maior culpado pelo pesadelo vivido naquela cadeira. A boa notícia é que esse cenário pode estar com os dias contados. Pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisas Estratégicas do Nordeste (Cetene) estão testando nanopartículas de prata para combater a cárie. São partículas 50 mil vezes menores do que a espessura de um fio de cabelo, que têm ação bactericida.

O estudo avaliou 5,5 mil crianças, das quais 2,2 mil tinham lesões nos dentes. Todas receberam a aplicação da fórmula, mas apenas 130 crianças tiveram suas informações coletadas, uma vez que as que tinham o dente muito comprometido ficaram de fora da análise. O resultado mostrou que produto foi capaz de interromper 85% dos processos de cárie uma semana depois da aplicação.

Após um ano de acompanhamento, os pesquisadores identificaram que dois terços das cáries continuavam inativas. Segundo o coordenador do Cetene, André Galembeck, houve a remineralização dos dentes, e o melhor, sem o uso do motorzinho. “A aplicação dispensa o uso da broca e pode ser realizada em clínicas ou, mesmo, em escolas”, diz.

Galemck acrescenta: “Já temos resultados que comprovam que a as nanopartículas de prata também são efetivas para a prevenção, de modo que as próximas etapas do projeto envolvem o desenvolvimento de dentifrícios e/ou enxaguatórios bucais”.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Spa odontológico muda sorrisos em 8 horas

Correr contra o relógio já é rotina, mas agora não é mais preciso reservar muito tempo para a cadeira do dentista. O conceito de spa odontológico já cresce e ganha adeptos em todo o mundo. Em um dia é possível começar e acabar o tratamento.

Dental, por Redação

Alivie a dor do nascimento dos primeiros dentes do bebê

Os bebês começam a ter os primeiros dentinhos de leite entre seis e sete meses e completam a dentição por volta dos dois a três anos.

Dental, por Redação

Os benefícios da Odontopediatria

A Odontopediatria é um segmento da Odontologia que oferece aos bebês, crianças e adolescentes um tratamento adequado para cada faixa etária, com o objetivo de prevenir cáries e impedir que ocorram dores e infecções orais,

Dental, por Redação

São Paulo receberá 28 unidades odontológicas móveis

A população rural e de regiões de difícil acesso do estado de São Paulo vai contar com atendimento odontológico mais acessível e mais rápido. Nesta última sexta-feira (10)

Dental, por Redação

Brasil vive boom de transplante de osso

A busca por um sorriso perfeito tem lotado os consultórios dentários para alegria não só dos pacientes que recuperam sua autoestima, mas também dos profissionais especializados e de um novato nos bancos de tecidos, o osso.

Deixe seu Comentário:

=