Publicado por Redação em Dental - 28/07/2014

Ardência bucal atinge mulheres a partir dos 50 anos; entenda

A língua queima, um gosto amargo vem à boca e é difícil engolir. Esses são os sintomas da Síndrome da Ardência Bucal, doença com maior incidência em mulheres com idade entre 50 a 70 anos.

Essa ardência ou queimação costuma ocorrer em mais de uma área, porém a língua é a mais atingida. “Lábios, palato, gengiva e mucosa jugal (área entre a bochecha e a gengiva), assoalho da boca e orofaringe também podem ser abrangidos”, diz Willian Frossard, professor e coordenador de Prótese Dentária Clínica da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

A SAB é classificada em três tipos que diferem pelos momentos do dia em que os sintomas aparecem. Algumas pessoas acordam bem e pioram ao longo do dia, enquanto outras já despertam se sentindo mal. O terceiro grupo relata que não há um padrão, os sintomas aparecem em dias aleatórios.

Segundo o especialista, a causa da síndrome está associada a vários sinais clínicos. “Estudos incluem como causas fatores locais, neuropáticos, psicológicos e sistêmicos”, afirma Frossard. Por conta disso, não há tratamento estabelecido e padronizado para esse mal, sendo necessária uma abordagem multidisciplinar para lidar com o assunto.

A terapêutica depende de um bom exame clínico, baseado nas causas relatadas e focado na melhora dos sintomas da queixa do paciente. Segundo o especialista, também é essencial incentivá-lo e apoiá-lo fazendo com que entenda a complexidade da síndrome.

“Condutas como hidratação constante da boca, controle do consumo de bebidas alcoólicas, fumo, balanceamento da dieta alimentar e prescrição de vitamina B podem ajudar a aliviar os sintomas. Em algumas situações também é necessário trocar a prótese dentária (que podem acumular fungos e bactérias que agravem os sintomas)”, diz Frossard.

Fonte: www.terra.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

É possível chegar à terceira idade com uma boca saudável

Se você cuidar bem dos seus dentes e fizer consultas periódicas com seu dentista, os seus dentes podem durar a vida inteira. Independentemente da idade, você pode ter dentes e gengivas saudáveis se escovar pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor,

Dental, por Redação

Doenças bucais dificultam o controle do diabetes

Recentes pesquisas apontam para mais um possível vilão nesta luta: as doenças bucais. Há um agravante, segundo a dentista Profª. Drª Silvia C Nunez, da Clínica Avelar, pois "devido ao fato da descoberta ser recente, alguns profissionais de saúde tem pouca informação sobre o assunto e,

Dental, por Redação

Projeto de saúde bucal atende 195 alunos do EJA

O projeto Viver Sorrindo, voltado para estudantes do EJA (Ensino para Jovens e Adultos), esteve no último mês de abril em sete unidades escolares. Neste período, foram examinados 195 alunos.

Deixe seu Comentário:

=